HISTÓRICO

A OKTOBERFEST, como o próprio nome sugere, quer dizer “festa de outubro,” a primeira festa foi realizada no dia 12 de outubro de 1.810, na Alemanha mais precisamente em Munique, no casamento do Rei Luís Ludwig da BAVIERA com a Princesa Teresa da Saxônia.
A festa se caracterizava pela confraternização do povo e pela marcante expressão cultural contida na mesma, quando reviviam costumes, através das danças, músicas e culinária típica alemã, como também da bebida predileta, o chopp.
A Oktoberfest no Brasil foi uma das tradições dos imigrantes que aqui chegaram à partir de 1824, quando começaram a chegar os colonos alemães. Nos primeiros cinqüenta anos de imigração foram introduzidos entre 20 e 28 mil alemães no Rio Grande, a quase totalidade deles destinados à colonização agrícola.
No decorrer dos anos, muitas festas com as características da Oktoberfest já eram realizadas em sociedades comunitárias, a título de festa de kerbs, mas em grande proporção à primeira foi realizada em 1984, na cidade de Blumenau.
A feliz idéia da realização da Oktoberfest Santa Rosa iniciou no dia 10 de agosto de 1998, quando um grupo de amigos, moradores do Bairro Central, se reuniram e tiveram a idéia de realizar uma festa que tivesse muita alegria acompanhada de música, comida, bebida e apresentação de grupos folclóricos e o resgate da cultura alemã.
Avaliando à sugestão do Senhor Carmo Spies, que apresentou duas sugestões, uma a realização da Oktoberfest e outra o leitão no rolete.
Como o grupo tinha experiências em realizar festas, decidiram pela realização da Oktoberfest com o objetivo de resgatar e cultivar a valorização da cultura alemã. A partir de então, a idéia começou a crescer e nesta data ficou decidido com muita audácia a realização da 1ª OKTOBERFEST.
Nestes 22 anos de existência, muita alegria, muita diversão e principalmente o resgate da cultura alemã foram o destaque da Oktoberfest Santa Rosa. Com o envolvimento da comunidade e a participação da Escola Paul Harris, do Bairro Central, a criação dos grupos de dança típica alemã propiciou o envolvimento cada vez maior da comunidade na festa.
Merece destaque hoje a criação do Grupo de Danças Immer Lustig, mantido pela Oktoberfest Santa Rosa e que leva o nome da Oktoberfest para todos os cantos do Rio Grande do Sul.
A Oktoberfest Santa Rosa cresce a cada ano que passa e já é considerada uma das maiores festa da região noroeste, sendo realizada todos os anos no mês de outubro.